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10 máximas para sustentar o crescimento no Suporte a Software

10 máximas para sustentar o crescimento no Suporte a Software

Tido como apenas custo para as empresas durante muito tempo, cada vez mais o Suporte a software é visto como estratégico e decisivo na experiência do cliente. É preciso um planejamento sustentável que apoiará o crescimento do negócio de forma eficiente. Ter uma base de clientes cada vez maior, sem o aumento proporcional do time de suporte, ajudará a alavancar o resultado da companhia. Mas é preciso fazer este movimento adequadamente.

Reuni neste artigo 10 máximas que já vivi ou já vi funcionar nesses últimos 22 anos que estive diretamente envolvido neste mercado. Iniciativas que apoiaram genuinamente o crescimento das áreas de Suporte à Software em pequenas e grandes empresas. Além de “o que fazer”, proponho também o “como fazer”. São insights que podem te ajudar. Se ao menos um servir para você alavancar sua operação, esse artigo alcançará seu objetivo.

1. Manter um time maduro e com desempenho operacional - Foco em ter o melhor time

Suporte é feito por pessoas. Precisamos então das melhores para tornar o suporte realmente bom. Saiba quem são os seus talentos e invista neles. Algumas iniciativas que podem ajudar:

 

2. Capacitação da Equipe - Conhecimento gera eficiência e produtividade

Não basta ter as melhores pessoas, é preciso trabalhar duramente para que elas estejam cada vez mais preparadas para o desafio diário. Conhecer bem o que se faz ajuda na autoestima, segurança e resultado. O que pode ser feito para ajudar:

3. Capacitação dos usuários finais – O cliente precisa conhecer o produto

A rotatividade de usuário de sistemas é sempre muito grande, além disso os processos de implantação e treinamento nem sempre são completos. Neste sentido, é importante ter em mente que capacitar os usuários finais pode ajudar a virar o jogo.

 4. Investimento na base de conhecimento – Faça você mesmo

Uma boa base de conhecimento é um patrimônio da empresa, será uma fonte de apoio para a operação de suporte e demais áreas da companhia. Algo que notadamente percebi, é que ao liberar a base de conhecimento aos usuários finais, a demanda de suporte tende a diminuir.

 

 5. Análise de causa raiz - Reduzir, reduzir e reduzir

Os problemas tendem a se repetir, muitas vezes porque tratamos a febre e não a doença. Se o seu objetivo é diminuir a volumetria de chamados, veja o que pode ser feito:

6. Atendimento segmentado por área de negócio – Ter especialistas 

Para empresas com muitos produtos ou que desenvolvam ERP, por exemplo, o que já vi funcionar é um atendimento segmentado por área de negócio. O time torna-se cada vez mais conhecedor e competente nas respostas.

7. Sinergia entre Suporte e Desenvolvimento – Chega de feudos 

Sim, ainda existe a velha guerra entre Suporte e Desenvolvimento. Cabe aos gestores acabar definitivamente com essa briga sem sentido. Os times precisam trabalhar juntos!

8. Ferramental do Analista – Sem burocracia operacional 

O analista precisa de ferramentas simples e que funcionem. Já vi empresa onde o analista, para registrar um chamado, precisa preencher diversas telas, que no fim do dia não tinham o menor sentido.  É fundamental que o ferramental viabilize um atendimento rápido e fluido.

9. Ferramental do Gestor – Conhecer para evoluir 

Não dá para pilotar um avião sem um cockpit que funcione e que dê os alertas certos na hora certa. Nas operações que cuidei, sempre comecei olhando para o que se tinha de indicador e o que fazia, de fato, sentido. Ter um monte de números que não diz nada irá confundir e criar escravos de indicadores. Uma ferramenta de gestão que ajude o líder a entender tendências e agir é fundamental. Alguns pontos importantes:

10. Investimento em canais digitais - Tecnologia como aliada

O mundo mudou! Se, por exemplo, o telefone continua sendo o seu maior canal (e às vezes o único) de contato com a sua operação, é hora de pensar melhor.  O telefone é um canal pouco produtivo (uma analista atende um cliente simultaneamente), é importante investir em canais mais eficientes. Tenha clareza em dar opção ao cliente para escolher o canal que lhe melhor convier, entretanto é preciso que seja eficiente.


BÔNUS - Cliente satisfeito ou nada 

Não esqueça do principal: A satisfação do cliente. De nada vai adiantar um Suporte muito eficiente se o cliente, que paga a conta, não está satisfeito.

* Sobre o autor: com passagem por grandes empresas, atualmente Rodrigo Rico é Diretor de Serviços da Presence Tecnologia, empresa de Softwares para o Varejo. É também membro fundador do Software Advisory Board, do Instituto HDI Brasil.

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