Palestrantes

Ciuliano Machado

SR. WESLEY VAZ - SECRETÁRIO DE GESTÃO DE INFORMAÇÕES PARA O CONTROLE

Palestra: Cloud e Analytics: elementos do governo digital segundo a jurisprudência e a estratégia do TCU

Resumo da palestra: A palestra abordará a relevância atual do uso inteligente das informações publicas e da infraestrutura em nuvem para o aprimoramento dos serviços e das políticas públicas, considerando a estratégia interna do Tribunal, os normativos recentes e a jurisprudência do TCU.

Sobre o palestrante:
Auditor Federal de Controle Externo do TCU onde exerce a função de Secretário de Gestão de Informações para o Controle Externo (Seginf). É mestre em Ciência da Computação pela Unicamp e MBA em gestão empresarial pela UCG/FGV-RJ e autor do livro “A descomplicada contratação de TI na Adminitração Pública). Profissional certificado em auditoria de TI (CISA – Certified Information Systems Auditor), governança de TI (CGEIT – Certified in the Governance of Enterprise IT) e avaliação Cobit 5 (C5 Assessor Certified) pela Isaca. Docente em cursos de graduação e pós graduação e conferencista em eventos nacionais e internacionais na área de governo digital, inovação, auditoria, contratações e governança.

Ciuliano Machado

ADEMIR PICCOLI (OAB)

Palestra: Tendências para serviços e Cloud no governo nos próximos anos

Sobre o palestrante:
Advogado, MBA em Gestão Empresarial na FGV, cursos de Gestão, Estratégia e Marketing na Stanford University e The Wharton School (EUA) e INSEAD (França), Membro da Comissão de Processo Eletrônico da OABRS, com Mais de 10 anos de experiência em Tecnologia da Informação e Comunicação foi Diretor e Presidente da Procergs de Jan 2003 a jan de 2011 e assessor presidência Tjrs de Jan 2011 a Abril de 2014.

Ciuliano Machado

GIULIANO MACHADO - ESPECIALISTA EM GAMIFICATION

Palestra: Aplicando o Gamification em realidades distintas

Resumo da palestra: Gamification ou Gamificação corresponde ao uso de mecanismos de jogos orientados ao objetivo de resolver problemas práticos ou de despertar engajamento entre um público específico. Como o ser-humano se sente fortemente atraído por jogos, especialmente o público mais jovem, esse é um bom modelo a seguir em realidades que trabalham com serviços de TI.
Ainda nessa palestra, vocês terão acesso ao case de Gamification na implantação do KCS (método para gestão do Conhecimento) na base de conhecimento com exemplos reais nas empresas, entre outros exemplos que o setor público poderá adaptar para sua realidade, com baixos investimentos e excelentes resultados.

Sobre o palestrante:
GIULIANO MACHADO é Gerente de Atendimento e Relacionamento com Clientes da Mega Sistemas Corporativos e Membro do Software Advisory Board do HDI. Especialista em Help Desk / Service Desk, tem mais de 16 anos de experiência na área, 11 deles dedicados à implementação e gestão de equipes de Service Desk.Além do Service Desk da Mega, é responsável pelas áreas de Projetos Especiais e pelo Centro de Treinamento. Analista de Sistemas com passagens por empresas como Credicard e Zip.Net, é um aficionado por melhores práticas e desde 2009 vem desenvolvendo um trabalho voltado a gestão de pessoas que levaram a Mega a estar entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil.

Ricardo Vaz

JOSÉ RICARDO VAZ - TCE-SP

Palestra: Pesquisa Melhores Práticas de Serviços de TI para Governo

O palestrante, membro do grupo HDI AGOV, trará a percepção do grupo em relação aos dados coletados na Pesquisa HDI Melhores Práticas para o Setor Público. O HDI, junto ao grupo de profissionais servidores públicos que compõem o AGOV, realizou uma pesquisa ao longo de 10 meses, sobre as práticas de serviços de TI que estão sendo utilizadas no setor público nacional. Essas práticas, respondidas por órgãos de diferentes esferas e regiões, trouxe um entendimento muito real sobre o panorama do setor, e os cruzamentos de dados apresentados pelo palestrante trazem excelentes informações para a tomada de decisão para os desafios do dia-dia.

Sobre o palestrante:
Ricardo Vaz é bacharel em Ciência da Computação e servidor público no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, lotado na Diretoria de Tecnologia há mais de 10 anos. Nos últimos anos assumiu o desafio de implementar uma área de Service Desk no TCE-SP. Em paralelo, mantém uma carreira de mais de 20 anos como professor universitário na área de Computação e Tecnologia da Informação.

Leonardo Bottino

LEONARDO BOTTINO - PETROBRAS

Palestra: Análise de Riscos na Contratação de Serviços de Atendimento
Resumo da palestra: A palestra detalha as vantagens de se utilizar técnicas de Gestão de Riscos para avaliar contratos em andamento e RFPs, explica os passos para se construir a matriz "Probabilidade x Impacto" e mostra um caso prático da aplicação da metodologia de Gestão de Riscos prevista na ISO 31000.

Sobre o palestrante:
Possui 23 anos de experiência na área de TI, sendo 15 anos gerenciando equipes de atendimento a Clientes. Trabalha desde 1989 na PETROBRAS, onde foi responsável pela integração dos Service Desks da área de TI - que realiza o atendimento remoto a todos os usuários da empresa (no Brasil e no exterior).
É formado em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas e Computação pela UERJ (1985), e MBA Executivo na COPPEAD-UFRJ (1994). Principais conhecimentos/especializações: Lead Auditor ISO 9001:2000, ISO 27000 (Segurança da Informação), SOX/COBIT, HDM (Help Desk Manager, no exterior), ITIL Foundation, entre outros.
Tem atuado no desenvolvimento e aprimoramento de indicadores e mecanismos de gestão de processos, com foco no Outsourcing de serviços de TI.

Oscar Sarquis

OSCAR SARQUIS - BANCO DO NORDESTE

Palestra: Realidade Híbrida: impactos da nuvem sobre a entrega e o suporte a aplicações corporativas

Resumo da palestra: Entendemos como realidade híbrida a convivência entre a entrega de aplicações "on-premisses" e através de nuvem púbica em um modelo SaaS. Há uma série de repercussões no gerenciamento de aplicações para tipo de realidade que não são tratadas pelo ITIL v.3, mesmo com sua atualização mais recente, e que são subestimadas pelas organizações. A palestra tratará desses impactos fornecendo um "road map" para adaptação gradativa do suporte técnico, ao tempo em que antecipa as discussões sobre o assunto.

Sobre o palestrante:
Profissional com 20 anos de experiência em gestão de TI, atualmente gerencia a operação de serviços de TI no Banco do Nordeste. É especialista em Gestão de Empresas pela FGV e mestrando em administração de empresas pela UNIFOR. É professor de gerenciamento de serviços de TI em cursos de pós-graduação.

Richard Hager

Richard Hager - Nubeliu

Palestra: O Desafio Brasileiro de adoção de Clouds Privadas e Clouds Hibridas

Essa palestra pretende abordar o desafio de CIOs e CTOs em como desenhar uma estrategia para a infraestrutura de TI, para os próximos 5 anos levando em conta o cenário de Clouds Hibridas.
A abordagem inclui a questão de governança, controle, investimento de curto e longo prazo, cultura e ciclo de vida de aplicações em um ambiente que cada vez se exige mais agilidade da TI de forma geral, para que as necessidades de negocio sejam atendidas.

Sobre o palestrante:
Formado pela FIA em Inovação em Tecnologia, Richard atua com Infraestrutura de ambiente de TI desde a década de 90. Como COO da Nubeliu desde 2014, empresa especializada em Clouds Privadas e automação de DataCenters, sua principal missão é ajudar empresas da America Latina a implementarem e/ou aperfeiçoarem suas operações de TI com software opensource. "Entendemos que o mundo se dirige para um ambiente hibrido, onde as aplicações ganham muita relevância, sendo cada vez mais criticas para cada negócio. As Clouds Públicas são fantásticas, mas nem sempre são o melhor lugar para manter suas aplicações. A melhor estrategia para sua infraestrutura de TI é usar cada um desses ambientes da melhor forma possível, e estamos aqui para ajuda-los nessa missão!"

Roberto Arteiro

ROBERTO ARTEIRO - MINISTÉRIO PÚBLICO DE PERNAMBUCO (MPPE)

Palestra: Governança de TI na administração pública

Resumo da palestra: A construção de Acordos de Nível de Serviço (ANS) é uma atividade bastante crítica dentro das organizações devido à importância cada vez maior de se estabelecer padrões de desempenho para a entrega de serviços por parte da área de TI. O grande desafio da construção desses acordos é a capacidade da organização identificar quem representará os usuários na elaboração e, principalmente, na gestão desses acordos. Sabe-se que um Modelo de Governança de TI estabelece papéis e responsabilidades que, se estruturados corretamente, poderão auxiliar nessa gestão. Essa palestra tem como objetivo apresentar a construção e monitoramento dos ANS realizada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que foi contemplado no Prêmio CNMP 2015 como a melhor iniciativa de governança de TI entre todos os Ministérios Públicos brasileiros.

Sobre o palestrante:
Mestre em ciência da computação pela Universidade Federal de Pernambuco, atua há 25 anos no mercado de TIC, e atualmente é servidor público, palestrante, professor e consultor. Liderou projetos de Governança de TI no setor público e privado, entre eles no Tribunal de Justiça de PE, PQS/PETROBRAS, Ministério Público de PE. Participou junto ao CNJ e ao CNMP da construção de vários instrumentos regulatórios atualmente norteadores da governança de TI no Sistema de Justiça brasileiro. É professor titular das disciplinas de Governança de TI, Gestão de Segurança, Riscos e Continuidade de Negócio em vários programas de pós-graduação.