Sample Sidebar Module

This is a sample module published to the sidebar_top position, using the -sidebar module class suffix. There is also a sidebar_bottom position below the menu.

Sample Sidebar Module

This is a sample module published to the sidebar_bottom position, using the -sidebar module class suffix. There is also a sidebar_top position below the search.
Palestrantes confirmados

Palestra: Estudo de caso: uma arquitetura para integração e análise de dados com Big Data.

DOWNLOAD DA APRESENTAÇÃO

Os frameworks de big data surgiram como uma alternativa para processamento de grandes volumes de dados, utilizando computação distribuída e hardware de baixo custo. Inicialmente, esses frameworks tinham como foco o processamento batch, no qual a análise é executada sobre o conjunto completo dos dados. Contudo, com a evolução das tecnologias de rede e de processadores, os frameworks de big data passaram a oferecer suporte para operações em tempo real, também chamadas de streaming, que são operações de baixa latência onde o resultado deve ser imediato.
 
Nesta palestra será mostrada uma arquitetura de big data construída com o ecossistema do Apache Hadoop, para processamento batch e streaming, que funciona como uma alternativa ao processamento de dados tradicional, que utiliza banco de dados relacional e servidores de aplicação. Durante a exposição, serão apresentadas as necessidades do usuário; a solução já existente, baseada em dados relacionais; a solução proposta utilizando Apache Hadoop e HBase; e os resultados comparativos entre as duas.
 
A partir dessa experiência, serão discutidas as vantagens, desafios e oportunidades criadas pela utilização das tecnologias de big data, bem como a forma de implantação das ferramentas, que está cada vez mais orientada ao modelo de computação em nuvem.

Sobre o palestrante:

marco Reis 100x100.pngMarco A. S. Reis
Especialista em sistemas distribuídos, trabalha como arquiteto de software e professor. Tem experiência com Java EE, servidores de aplicação, sistemas de missão crítica, sistemas de recuperação de informação e Big Data.

Seja um patrocinador do evento Download do Mídia kit