fbpx

Service News: Edição 19

ServiceNews
  20 de Outubro de 2009

Artigo: Terceirização sem "emoção", por Dieter Kelber

Blog SPOC: Catálogo de Serviços: Eficiência explícita, por Nino Albano

Artigo: A tecnologia como aliada da sustentabilidade, por Waldir Arevoloa

Acontece no HDI: Melhores Práticas para Gestão de Service Desk

Artigo: O que se espera do Outsorcing de TI é usabilidade, por Guilherme de Assis Brasil



Espaço Publicitário:

Aurus e Softex juntas no Xchange Latin America

Aurus Software participou de 30 de setembro a 2 de outubro, juntamente com mais quatro empresas brasileiras, do XChange Latin America 2009, evento que reúne mais de 400 canais do Brasil, México, Caribe, Região Andina e Cone Sul. O convite partiu da Softex, mais especificamente da vertical Gestão Empresarial da Sociedade Brasileira para Promoção da Exportação de Software. Nesta entrevista, Allan Pires, coordenador do Portfólio de Soluções Verticais (PSV) nos fala um pouco mais sobre o evento que acontece em Miami e sobre o convite feito à Aurus Software. Confira aqui a entrevista.


Terceirização sem "emoção"

Artigo mostra que os erros não se encontram apenas no BPO ou BPM , mas na arcaica forma estrutural das empresas conduzirem a organização.

Por (*) Dieter Kelber

Próxima de completar uma década no Brasil, a Gestão de Processos de Negócios (BPM, na sigla em inglês) ainda encontra diversos problemas crônicos na execução de projetos que envolvam mudanças nos processos operacionais do empreendimento, seja ele qual for. Ao mesmo tempo que as corporações absorvem rápida e facilmente filosofias, metodologias e procedimentos como modelo de negócios, planejamento estratégico, BSC, cadeia de valor, SOA, certificações ISO, compliance, SOX etc., continuam a ter grande dificuldade de sair do pensamento tradicional, hierárquico vertical, para uma visão mais abrangente e transparente, com foco centralizado no cliente.

A montanha-russa econômica escancarou as fragilidades das empresas. Projetos de melhoria, reestruturação ou terceirização – tanto de atividades como de processos – não terão êxito se não houver uma transformação cultural na forma de atuação. Esta constatação aplica-se também à terceirização de processos de negócios (BPO, na sigla em inglês), seja ela mais próxima ou mais afastada da cadeia de valor. De forma míope, alguns gestores optam pelo BPO como um mero instrumento para redução custos e diminuição da preocupação com a gestão das pessoas. Ao agir dessa forma, perde-se uma excelente oportunidade para de fato introduzir nas organizações uma forma diferente de pensar e agir.


Leia mais...


Catálogo de Serviços: Eficiência explícita

Por (*) Nino Albano

Para o post de hoje, escolhi um tema que gosto muito, mas antes de iniciá-lo preciso expor uma preocupação que a muito me incomoda. Percebo que os profissionais da área de TI têm a tendência de aumentar a complexidade de quase tudo que fazem. Uma grande parte das conversas que tenho com meus colegas convergem para a dificuldade de fazer alguma coisa. Realmente parece que tudo é muito difícil e sinto que essa postura nos distancia muito da nossa essência, que é tornar a vida do nosso cliente fácil, com soluções amigáveis e alta disponibilidade.

Não digo que tudo é simples e que sempre exageramos, mas percebo uma tendência muito forte de dar muita importância à coisas que não necessariamente tem. Precisamos buscar o equilíbrio para tornar nossa vida mais simples e assim facilitar o dia-a-dia de nossos clientes.

Leia mais no Blog SPOC do HDI Brasil...


A tecnologia como aliada da sustentabilidade

Por (*) Waldir Arevolo

Há muito tempo ouvimos falar que as empresas devem adotar o modelo de TI Verde ou Green IT. E esse, sem dúvida, será tema frequente nos próximos anos, apesar de ações práticas ainda serem incomuns. O momento de instabilidade financeira que teve início em outubro do último ano trouxe uma abordagem diferente sobre o assunto e está exigindo um melhor posicionamento de TI. Além dos fatores econômicos e tecnológicos, os novos modelos e serviços oferecidos pelo mercado, como virtualização e cloud computing, apontam para resultados ecologicamente mais eficazes além, da necessária redução de custos.

Agora, a economia aponta para o reaquecimento dos negócios e as novas mudanças estão “despertando” com maior frequência o conceito verde nas empresas. A área de Tecnologia, que era apontada como a principal vilã em consumo de energia, nesse momento é capaz de ajudar as companhias a buscar a sustentabilidade. O que muitas empresas ainda precisam descobrir é como aplicar as ferramentas existentes e tecnologias emergentes para a obtenção de benefícios quantitativos e qualitativos.

Leia mais...


Melhores Práticas para Gestão de Service Desk

Nos dias 11, 12 e 13 de novembro o HDI Brasil promoverá em São Paulo o treinamento HDM “Help Desk Manager”. O curso é voltado para supervisores e gestores de centros de suporte e discute em três dias os aspectos táticos e estratégicos de uma operação de centro de suporte.

O Help Desk Manager, um dos cursos mais procurados no país, apresentará a nova versão da apostila – versão 4.2 e contará com dinâmicas e exercícios que exploram situações e desafios vividos pelos profissionais no dia-a-dia do centro de suporte. Os principais tópicos abordados no curso são: Métricas, Gerenciamento das Operações, Gestão de Equipes, Gestão do Conhecimento, ROI, Marketing do Centro de Suporte, entre outros temas.

Leia mais...


O que se espera do Outsorcing de TI é usabilidade

Por (*) Guilherme de Assis Brasil

Entre os fenômenos relacionados ao enorme desenvolvimento da tecnologia, um aspecto que vem chamando atenção nos últimos anos é o avanço da usabilidade como diferencial de atração das preferências do usuário. Prova disso está no grande sucesso de produtos como Wii e iPhone, que, ao lado de novas experiências de interface, se caracterizam justamente por proporcionar notável melhoria em termos de usabilidade.

Ao lado disto, outro fenômeno que já deixou de ser tendência para se tornar realidade cada vez mais predominante é o movimento de terceirização das operações de TI.. Com diferentes propósitos, as empresas transferem para provedores especializados muitas de suas atividades operacionais, e em alguns casos até as estratégicas, para poder dar mais foco aos seus processos executivos.

Leia mais...












Próximos treinamentos HDI:

HDA

Help Desk Manager
11, 12 e 13 de novembro
São Paulo - SP

SCMM

HDI Catálogo de Serviços
26 de novembro
São Paulo - SP

SCMM

Knowledge Centered Support
02, 03 e 04 de dezembro
São Paulo - SP


Links Interessantes do HDI Brasil:


ATÉ A PRÓXIMA!
HDI Brasil - Departamento de Marketing e Comunicação

[11] 3054 2005

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.hdibrasil.com.br


Imprimir   Email

Entre em contato com o HDI

Siga o HDI Brasil