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Entenda como os relacionamentos afetam a experiência do cliente

Entenda como os relacionamentos afetam a experiência do cliente

O “novo normal” dos últimos meses me fez pensar sobre o que realmente importa, tanto na vida pessoal, como profissional. Cara, vou te falar... cheguei a conclusão que meus relacionamentos são essenciais para o sucesso na vida. Isso não deveria me surpreender, já que uma grande parte da experiência do cliente é cultivar relacionamentos e as emoções por trás deles, e consequentemente valorizar nossa marca ou empresa com essa parceria. No entanto, a presença e o impacto de meus relacionamentos ficaram evidentes e expostos quando o mundo se adaptou a uma nova maneira de viver, e eu precisei de fato, me relacionar mais. 

Nessa linha de pensamento, como nossa variedade de relacionamentos se encaixa ou melhora a experiência do cliente?

Redes de relacionamento (networking)

As redes de relacionamento são frequentemente subestimadas, mas, no momento, são particularmente importantes. A gente pensa ‘’ah, mais um grupo. Ou ainda, nossa,quanta informação nesse outro’’.  Mas de maneira simples, sua rede pode incluir seus clientes por exemplo, e manter você e seu produto visíveis e atualizados. Ou ainda, ser ativo e dar atenção a toda sua rede pode ser uma ótima maneira de aprofundar um relacionamento que você já valoriza ou poderá colher frutos.

Recentemente, recebi um cartão escrito à mão de um ex-colega de trabalho, que havia se dedicado a me dizer o quanto gostou de trabalhar comigo. Ele fez isso apenas para mim ou para 100 pessoas? Não importa. O que isso fez por mim foi aprofundar a conexão com alguém que raramente vejo, mas com quem gostaria de permanecer conectado. Isso ajudou a nós dois: eu, porque me ensinou um pouco do valor que trago para os outros, e para ele, porque está no segmento do varejo e eu irei a essa loja assim que abrir novamente. Sabemos também, que podemos contar um com o outro na evolução da vida, em novas oportunidades de trabalho, negócios e etc. 

Considere entrar em contato com suas conexões, bem como tratar bem e com atenção o seu networking. 

Seja fiel ao seus relacionamentos existentes e conecte-se com o propósito de nutri-lo.

 

Colegas de trabalho

Como o relacionamento que temos com os colegas afeta a experiência do cliente? A maneira como nos sentimos no trabalho carrega nossas ações. Embora os processos sejam necessários para a eficiência e produtividade, eles podem matar a emoção que nos conecta. Preste muita atenção nisso!

A influência do relacionamento dos colegas de trabalho na experiência do cliente faz parte de uma missão maior. As pessoas trabalham melhor - com mais eficiência, mais profundidade e lealdade - quando se importam. O cuidado é cultivado por indivíduos conectados a um propósito comum. Para melhor cumprir esse objetivo, os indivíduos trabalham juntos, o que desenvolve relacionamentos. O relacionamento gera ainda mais preocupação com a conclusão bem-sucedida do objetivo comum e com os indivíduos diretamente. Fazemos pelos negócios, mas mais ainda pelos colegas. 

Uma vez que esses relacionamentos são estabelecidos, ele leva à experiência do cliente a sua máxima potência, porque a cultura do time de atendimento contagia. O cliente sempre pode sentir um carinho genuíno, independentemente de como é entregue.

E, claro, clientes!

Não subestime pessoas e profissionais que desejam se conectar com você. Pequenas coisas podem fazer uma grande diferença. Um dos meus serviços on-line inclui um pequeno cartão de agradecimento (bem, é um pequeno pedaço de papel, mas parece um cartão!), com o nome escrito à mão, assinado em tinta, da pessoa que fez meu pedido. E talvez eu seja mais nerd do que a maioria, mas quando vejo que o "Felipe" montou meu pedido e assinou o nome dele, eu realmente digo "Obrigado, Felipe!", E isso me conecta com a empresa e o ‘’Felipe invisível’’ que me ajudou.

Talvez sua empresa não permita uma conexão física, como o pequeno papel com a assinatura do Felipe, mas pense no que você pode fazer e que se encaixaria nas restrições de operação (orçamento, cronogramas, equipe). Isso pode ser integrado ao marketing ou separado dele, feito pelo seu time. 


Entenda melhor como elevar a experiência do cliente, procure conteúdos de qualidade ou treinamentos em instituições sérias como o HDI.

 

Kristin Jones é uma defensora apaixonada do suporte ao cliente, com foco em pessoas e processos, e lidera as equipes de TI com prazer há mais de uma década. Aluna vitalícia que procura inspirar outras pessoas com novas idéias, ela é um membro ativo da comunidade do HDI e possui certificações na ITIL v4., HDI SCM - Support Center Manager e KCS Principles. Ela se esforça para terminar cada dia tendo sorrido mais do que franzindo a testa e tendo ajudado alguém (ou algo!) a trabalhar melhor. Siga Kristin no Twitter @kitonjones.

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