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Seja proativo para evitar ‘’buracos’’ no seu time

Seja proativo para evitar ‘’buracos’’ no seu time

Todos sabemos que temos em média, duas semanas para preencher uma posição que está vaga no time. Porém, muitas vezes para agilizar, escolhemos profissionais sem preparo para função ou colocamos carga de trabalho extra em nosso time atual. É melhor se preparar para as perdas inevitáveis de pessoas do time. Trago dicas. 

Não é segredo para ninguém que em várias partes do mundo, hoje é bem difícil preenchermos as vagas nas áreas de tecnologia na mesma velocidade em que nossas empresas crescem e precisam. Em pedidos de demissão, por exemplo, raramente é cumprido um aviso prévio efetivo de mais de duas semanas por esse colaborador.

Em todos esses casos, o ciclo de contratação raramente corresponde ao tempo necessário para contratar e treinar um substituto para um funcionário que está saindo. Consequentemente, a posição permanece aberta até que todo o ciclo de contratação termine.

A primeira abordagem – esperar para preencher com o candidato certo – pode resultar na perda de tarefas críticas ou em outros membros da equipe serem forçados a assumir uma parte maior da carga de trabalho. Quanto mais críticas as tarefas do funcionário que saiu, mais provável que haja falhas na sequência de sua saída. Se espera que outros peguem as atividades até que o novo contratado seja integrado e treinado, e ainda pode haver casos em que o conhecimento  não foi compartilhado e haverá uma redução perceptível na qualidade dos resultados do serviço prestado. Além disso, pedir aos outros que assumam mais trabalho pode levar ao estresse, fadiga, esgotamento e potencialmente ainda mais desgaste. Casos de burn-out, inclusive. 

A última abordagem – conectar um profissional ‘’cru’’ na vaga – deposita suas esperanças em alguém despreparado para o papel para entrar e fazer o trabalho, independentemente da adequação e prontidão técnica. Com essa abordagem, provavelmente haverá uma queda notável na produtividade e na qualidade dos resultados do trabalho. Independentemente de quanta transferência de conhecimento seja feita – se houver – um substituto despreparado raramente chegará perto da quantidade e qualidade do trabalho de seu antecessor.

Nesse caso, teremos sorte se conseguirmos uma ou duas semanas de transferência de conhecimento do recurso que está saindo,  para o substituto identificado (caso ele cumpra o aviso prévio, ou tenha abertura para negociar uma saída tranquila). E, no entanto, precisamos preencher a posição, então o fazemos e esperamos que a substituição pegue rapidamente..

Então, o que pode ser feito? Na maioria das vezes, o recurso que está saindo não irá treinar em tempo hábil os seus sucessores. Para amenizar ou resolver, existem realmente duas opções viáveis ​​disponíveis:

Tenha sempre um pipeline de candidatos

Tenha um ''banco de reserva'' sempre pronto para entrar em campo

Como líderes, podemos ter a única certeza que a rotatividade sempre estará presente em nossas operações. A mudança de pessoal acontece - o melhor passo é estar preparado.


*Doug é Um eterno aprendiz, ele frequentou a Universidade de Illinois e possui certificações no HDI Support Center Director, HDI Problem Management, HDI Technical Support Professional, HDI Support Center Manager, Knowledge Centered Support Principles e Lean Six Sigma Yellow Belt. Ele também é um Instrutor Certificado HDI e está servindo no Conselho Nacional de Diretores do HDI como Presidente Nacional.

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