5 ações para garantir a contratação do melhor funcionário de TI
Contratar profissionais de TI não é uma tarefa tão simples quanto parece, e pode acabar sendo muito custoso se você contratar a pessoa errada para determinado trabalho. Pense no processo de contratação de novos funcionários para Service Desk,
treiná-los em todos os aplicativos que eles terão que dar suporte (considerando que eles não estejam totalmente qualificados), familiarização com os protocolos e processos da organização, assim como com sua cultura. E após dois meses o gestor se dá conta de que alguns deles não se enquadram como parecia. Enfim, é essencial contratar as pessoas certas para as funções corretas e para que isso se concretize, há algumas regras gerais que você pode seguir:
1. Faça uma análise de deficiência antes de publicar a oportunidade
Uma análise de deficiência te dará a ideia do nível de capacidade de sua equipe e te mostrará as áreas que podem ser fortalecidas. Assim você garantirá que contratará as habilidades certas e aqueles que beneficiarão ao máximo o Service Desk da empresa.
Habilidades e certificações
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2. Crie uma descrição completa da função no anúncio da oportunidade de emprego
Uma descrição completa e compreensível fornecerá aos potenciais candidatos tudo que eles devem saber sobre suas responsabilidades e obrigações. A descrição da oportunidade deve incluir, mas não se limitar às exigências para a função, como certificações, conhecimento de aplicativos específicos, etc., assim como a maioria dos anúncios de vagas de emprego. Uma descrição completa e compreensiva lhe poupará uma grande quantidade de tempo analisando currículos de candidatos não habilitados para a posição. Assim a empresa aumentará as chances de receber currículos dos candidatos mais qualificados.
3. Não tenha pressa em contratar um profissional
Encontrar candidatos qualificados pode levar tempo. É necessário estar o mais certo possível de que a pessoa contratada se encaixa nas atribuições do trabalho, garantindo que o novo empregado seja um funcionário satisfeito. O serviço pode ser afetado no curto prazo por não ter alguém para receber ou tratar os chamados, mas no longo prazo, os resultados finais serão beneficiados com a captação e retenção da melhor mão-de-obra. Além disso, a contratação do recurso humano qualificado aumenta de forma representativa o Retorno Sobre o Investimento (ROI).
4. Não menospreze qualidades de soft skills, como a capacidade de comunicação ao telefone ou de servir o cliente
Normalmente é mais fácil treinar um funcionário em suas capacidades técnicas do que em soft skills, como ética na prestação de serviço ao cliente. Durante a entrevista, questione comportamentos situacionais, para se ter a impressão concreta das virtudes dos candidatos em termos de soft skills. Por exemplo, “Me diga em que situação você foi responsável por exceder as expectativas de um cliente. Como você conseguiu isso e quais foram os resultados?” Busque uma resposta do candidato de um exemplo de uma situação real do passado. Isso dará uma boa ideia do processo de pensamento da pessoa, assim como o modo como atende o cliente, ao invés de respostas ‘pré-definidas’.
5. Seja sincero sobre a oportunidade
Parte do trabalho de contratar um empregado de TI é garantir que ele seja produtivo e feliz. Ser honesto com o candidato durante a entrevista sobre as condições de trabalho, o ambiente, etc. pode garantir que ele não se depare com grandes surpresas, que resultem em insatisfação ao realizar as tarefas. Isso evita que um contratado deixe a empresa dois meses após ter iniciado.
Enfim, é muito menos custoso manter um empregado do que contratar um novo.
*Deep Birring é gerente mundial de Service Desk da NetworkD e auxilia equipes na França, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos a alinhar o trabalho de TI ao negócio.