Rodrigo Fagundes - Ministério Público do Trabalho (MPT)

Rodrigo Fagundes
Rodrigo Fagundes Data Scientist/Engineer e Full-Stack Developer no SmartLab

Palestra: Iniciativa Smartlab para controle do trabalho escravo no Brasil

Descrição do case: Criação de observatórios, utilizando big data para o processamento de dados e contêineres para a publicação, para entregar à sociedade dois observatórios de extrema relevância: Trabalho Escravo e Saúde e Segurança do Trabalho no Brasil. 

Impacto na sociedade: Os cidadãos, imprensa, gestores e políticos podem, por meio dos observatórios, fazer análise de onde os trabalhadores estão sendo escravizados no Brasil, bem como analisar em quais lugares mais temos ocorrências de acidentes de trabalho.

Aplicabilidade a outras instituições: Outras instituições seriam inspiradas a darem o primeiro passo, enxergando maior valor nos dados que têm em casa e dando respostas aos cidadãos de forma rápida. A nossa implementação não custou um centavo; utilizamos somente ferramentas opensource.

Característica inovadora / disruptiva: Publicação de informação útil para a sociedade com os dados que temos usados no dia a dia, sem qualquer ônus para o órgão. Mostrou-se ser possível fazer mais e melhor no serviço público. A iniciativa tem reconhecimento internacional.

Sobre o palestrante:

Graduado em Ciência da Computação e Mestre em Ciência da Informação, com área de concentração em Gestão do Conhecimento, ambos pela UFBA. Atua como Data Scientist/Engineer e Full-Stack Developer no SmartLab e desempenha múltiplos papéis no Ministério Público do Trabalho, como Agile Evangelist, Consultor Interno em GEIT (Governance of Enterprise IT). Teve passagem pelo Banco do Brasil, Embasa e SERPRO. É certificado ITIL Intermediate (OSA, RCV e PPO), COBIT 5 Foundation, CRISC, GEIT, CSP-SM, CSP-PO, Scrum@Scale, PMP e PMI-ACP.


Imprimir