Sample Sidebar Module

This is a sample module published to the sidebar_top position, using the -sidebar module class suffix. There is also a sidebar_bottom position below the menu.

Sample Sidebar Module

This is a sample module published to the sidebar_bottom position, using the -sidebar module class suffix. There is also a sidebar_top position below the search.
Artigos

Depois de participar do último evento do Agile Trends Gov (1) fiquei convencido de que vivemos um momento ímpar na administração pública no que se refere ao desenvolvimento de soluções em TI. É uma nova onda – pelo menos no Brasil - de proporções semelhantes às do filme Mar em Fúria (2) que promete, no bom sentido, levar tudo e todos rumo a ganhos de produtividade nunca antes obtidos. E essa onda tem nome: a onda Ágil e todos seus frameworks e práticas que estão “surfando” junto a ela.

O Gartner realizou uma pesquisa(1) com aproximadamente 3000 participantes de vários países e de várias indústrias e registrou que 21% deles já utilizavam serviços de nuvem pública, enquanto que 56% planejavam implantar a nuvem até o final de 2017. Segundo a pesquisa de Melhores Práticas de Serviços de TI no Setor Público HDI AGOV 2016/2017(2), 30% dos órgãos consultados já contrataram serviços em computação em nuvem, enquanto que 35% estão discutindo possíveis contratações.

Embora os números relativos ao governo brasileiro estejam alinhados com o levantamento do Gartner, as nossas contratações são ainda bastante tímidas. Em sua maioria, são contratações de sistemas de gerenciamento de e-mail e de suíte de aplicativos de escritório. Ainda são raras as contratações de serviços de infraestrutura (serviços de processamento, armazenamento e rede) e de plataforma (banco de dados, servidores web, entre outros), considerados as portas de entrada para uma adoção sustentada de computação em nuvem.

Breno Gustavo Soares da Costa é Diretor de Relacionamento com Clientes no TCU e atualmente cursa mestrado em Computação em Nuvem na UnB - Universidade de Brasília.

Inscreva-se Já!

Seja um patrocinador do evento Download do Mídia kit