Sample Sidebar Module

This is a sample module published to the sidebar_top position, using the -sidebar module class suffix. There is also a sidebar_bottom position below the menu.

Sample Sidebar Module

This is a sample module published to the sidebar_bottom position, using the -sidebar module class suffix. There is also a sidebar_top position below the search.
Palestrantes confirmados

A Atuação da INTERPOL no Combate às Fraudes e Ameaças Cibernéticas.

A palestra abordará o atual cenário de ameaças cibernéticas, apresentando os casos mais recentes sobre o assunto, bem como as atividades realizadas pela INTERPOL no combate a esses delitos.

DOWNLOAD DA APRESENTAÇÃO

Sobre o Keynote:

Valdecy Urquiza

Valdecy Urquiza, Chefe do Escritório Central da INTERPOL no Brasil. É Delegado de Polícia Federal desde 2007, tendo exercido o cargo de CIO da Polícia Federal e comandado o setor de logística e aquisições em tecnologia da informação.

Liderou a Delegação Brasileira no Grupo de Especialistas de Tecnologia da Informação e Comunicações do Mercosul entre os anos de 2010 a 2014. É professor da Academia Nacional de Polícia. Possui pós-graduação em Administração Pública pelo IBMEC e em Direito Ambiental e Gestão Estratégica da Sustentabilidade pela PUC/SP. Graduado pela Academia Nacional do FBI, em Quantico/Virgínia. Membro do Advisory Board de Governo do HDI.

Governo Digital - Tecnologias estruturantes

DOWNLOAD DA APRESENTAÇÃO

Sobre o palestrante:

Wagner Silva de Araujo 300x264Wagner Silva de Araujo é Diretor de Governo Digital da Secretaria de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Já ocupou o cargo de Diretor de Governança e Sistemas de Informação da mesma Secretaria.
É bacharel em Ciência da Computação e Mestre em Administração pela Universidade de Brasília.
É servidor de carreira do Ministério Público da União, tendo ocupado o cargo de Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério Público Federal / Procuradoria Geral da República.

 

Palestra: Uso de Machine Learning e outras técnicas de análise de dados na fiscalização de benefícios previdenciários, trabalhistas e assistenciais pelo TCU.

A palestra apresentará um panorama geral sobre a utilização da análise de dados pela Secretaria do TCU responsável pelo controle externo da Previdência, do Trabalho e da Assistência Social do TCU , com destaque para alguns casos, incluindo a utilização de Machine Learning na detecção de fraudes do Seguro Desemprego e a avaliação de impacto do Programa Bolsa Família por meio de técnicas analíticas de inferência causal.

DOWNLOAD DA APRESENTAÇÃO

Sobre o palestrante:

aloisioAloisio Dourado Neto: Engenheiro Eletricista pela UFBa (Universidade Federal da Bahia), MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC/MG e Mestre em Computação Aplicada com foco em Análise de Dados pela UnB (Universidade de Brasília). Possui 17 anos de experiência na iniciativa privada, tendo atuado como gerente de projetos, líder de equipes e executivo de TI em grandes empresas nacionais. Atualmente é Auditor Federal de Controle Externo no TCU onde atua como Data Scientist, realizando auditoria baseada em dados sobre benefícios previdenciários, trabalhistas e assistenciais.

Palestra: Estudos do Banco Central do Brasil sobre Blockchain

DONLOAD DA APRESENTAÇÃO

Trata-se da apresentação das experiências, com Blockchain, do laboratório de inovação do departamento de tecnologia da informação do banco central do brasil, incluindo a avaliação de diversas plataformas e a construção de algumas provas de conceito para o Sistema Alternativo de Liquidação de Transações.

AristidesCavalcanteSobre o Palestrante: Sr. Aristides Cavalcante, Chefe-adjunto do Departamento de Tecnologia da Informação do Banco Central do Brasil, é bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará, pós graduado em Gestão Estratégica da Informação e mestre em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Na área de TI do Banco Central há 19 anos, ele é responsável pelo desenvolvimento de novas plataformas de TI e tem coordenado trabalhos de prospecção no Banco Central de Distributed Ledger Tecnology (DLT) e Computação Cognitiva. Ele também gerencia as estratégias de Big Data, Analytics, Governança da Informação e Mobilidade.

AldenioSobre o Palestrante: Aldenio de Vilaça Burgos, Arquiteto de softwares, graduado e pós graduado em Ciências da Computação, analista e membro do laboratório de inovação em Blockchain do Banco Central do brasil.

Palestra: Contratação de serviços de computação multinuvem

A palestra abordará a contratação de serviços de computação multinuvem pelo TCU, resultante do Pregão Eletrônico 22/2017. Serão apresentados e analisados os principais requisitos da contratação e o estado atual do processo. Serão discutidos, ainda, alguns elementos a serem considerados antes e após a contratação e os impactos que eles podem causar no fornecimento dos serviços de TI da organização.

DOWNLOAD DA APRESENTAÇÃO

Sobre o Palestrante:

Breno CostaBreno Costa - Tribunal de Contas da União (TCU)
Bacharel em Ciência da Computação pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), possui 20 anos de experiência na área de TI. Atuou na iniciativa privada por 7 anos como diretor de tecnologia em empresa de desenvolvimento de aplicações para handhelds e 5 anos como gerente de projetos de desenvolvimento web na Brasil Telecom, empresa de telecomunicações adquirida pela Oi em 2009.

É servidor do Tribunal de Contas da União desde 2008 e atual Diretor de Relacionamento com Clientes. Por 5 anos, foi o chefe do Serviço de Suporte a Cliente, setor responsável pelo atendimento a usuários dos serviços de TI do órgão.

Palestra: Aspectos jurídicos da contratação de serviços em nuvem pela Administração

O tema explora os atos normativos — leis, decretos e regulamentos — que regulam sua contratação pela Administração Pública, apresenta as características essenciais, as potencialidades dos serviços de Tecnologia da Informação em nuvem e aponta os aspectos jurídicos a serem cotejados e sopesados, pela Administração, na sua contratação mediante licitação pública..

DOWNLOAD DA APRESENTAÇÃO

Sobre o palestrante:

Carlos NassurCarlos Constantino M. Nassur éBacharel em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília e em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Especialista em Tecnologia da Informação pela Universidade Paulista e em Melhoria de Processo de Software pela Universidade Federal de Lavras, além de diplomado no Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra, no Rio de Janeiro. É servidor de carreira da Câmara dos Deputados desde 2002, já desempenhou as funções de Chefe da Seção de Suporte à Engenharia de Sistemas, Chefe do Serviço de Apoio Técnico-Administrativo, Diretor da Coordenação de Atendimento aos Usuários, além de Assessor da Diretoria do Centro de Informática. Foi membro da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), onde atuou como Coordenador da Comissão de Estudos de Gerência de Ciclo de Vida de Software e Sistema do Comitê Brasileiro de Computadores e Processamento de Dados, além de delegado do Brasil em diversas reuniões plenárias organizadas pelo JTC 1, Joint Technical Committee 1, da International Organization for Standardization (ISO) e International Electrotechnical Comission (IEC). Atualmente assessora o Departamento de Material e Patrimônio da Câmara dos Deputados.

Palestra: New Way To Work: Novas Formas de Comunicação e Colaboração e a Experiência da SEMAD/MG

O objetivo deste trabalho é apresentar o case do Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Minas Gerais – SEMAD/MG, que contratou uma nova solução de comunicação e colaboração que vem proporcionando mudanças significativas na forma como os seus mais de 2.200 servidores/colaboradores desempenham suas atividades, trazendo benefícios claramente identificáveis, tais como eficiência, segurança das informações, economia e disponibilidade, entre outros. Compartilhar a experiência de contratação, implementação e gestão dessa nova ferramenta certamente irá contribuir a outros entes da administração pública, como uma referência das oportunidades e desafios na busca de soluções semelhantes.

DOWNLOAD DA APRESENTAÇÃO

Sobre o palestrante:

20170925 Marcelo VelosoMarcelo Veloso: MBA em Gestão de Segurança da Informação pela Universidade FUMEC, Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade PUC-Minas, com 23 anos de experiência em TIC, ocupando cargos de coordenação e gestão. Palestrante em congressos e seminários apresentando temas sobre Tecnologia e Segurança da Informação. Professor no curso de pós-graduação MBA em Segurança da Informação do Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação. Possui as certificações EXIN Accredited Trainer, Cloud Computing Foundation, Certified Integrator Secure Cloud Services, ISO 27002 Information Security Foundation, ISO 20000 IT Service Management Foundation, ITIL Foundation, MCSA, MCITP, MCTS, MCDST, MCP.

Palestra: Estudo de caso: uma arquitetura para integração e análise de dados com Big Data.

DOWNLOAD DA APRESENTAÇÃO

Os frameworks de big data surgiram como uma alternativa para processamento de grandes volumes de dados, utilizando computação distribuída e hardware de baixo custo. Inicialmente, esses frameworks tinham como foco o processamento batch, no qual a análise é executada sobre o conjunto completo dos dados. Contudo, com a evolução das tecnologias de rede e de processadores, os frameworks de big data passaram a oferecer suporte para operações em tempo real, também chamadas de streaming, que são operações de baixa latência onde o resultado deve ser imediato.
 
Nesta palestra será mostrada uma arquitetura de big data construída com o ecossistema do Apache Hadoop, para processamento batch e streaming, que funciona como uma alternativa ao processamento de dados tradicional, que utiliza banco de dados relacional e servidores de aplicação. Durante a exposição, serão apresentadas as necessidades do usuário; a solução já existente, baseada em dados relacionais; a solução proposta utilizando Apache Hadoop e HBase; e os resultados comparativos entre as duas.
 
A partir dessa experiência, serão discutidas as vantagens, desafios e oportunidades criadas pela utilização das tecnologias de big data, bem como a forma de implantação das ferramentas, que está cada vez mais orientada ao modelo de computação em nuvem.

Sobre o palestrante:

marco Reis 100x100.pngMarco A. S. Reis
Especialista em sistemas distribuídos, trabalha como arquiteto de software e professor. Tem experiência com Java EE, servidores de aplicação, sistemas de missão crítica, sistemas de recuperação de informação e Big Data.

Palestra: BNDES Digital - Transformação frente aos novos desafios

A palestra abordará os novos produtos e iniciativas digitais do BNDES, a sua importância na contínua busca do Banco por cumprir a sua missão e no estreitamento do seu relacionamento com a sociedade.

DOWNLOAD DA APRESENTAÇÃO

Sobre o palestrante:

Rodrigo Gama BNDESRodrigo Gama é formado em Engenharia da Computação pelo Instituto Militar de Engenharia e ingressou em 2011 no BNDES, onde exerce atualmente a função de Gerente de Desenvolvimento de Sistemas. Trabalha com operações automáticas desde o ingresso no banco, onde o volume de operações e a atenção às micro e pequenas empresas cria grandes desafios do ponto de vista de tecnologia. Foi o executivo responsável pelo desenvolvimento do novo sistema de Aprovações Automáticas, o BNDES On-Line, que verifica a aderência das operações aos normativos do BNDES em segundos. Possui ampla experiência em outros projetos de desenvolvimento de software, tanto na iniciativa privada quando na administração pública. Idealizador e organizador do primeiro Hackathon do BNDES, tem atuado com foco em soluções inovadoras, de alto impacto para o Banco e para a sociedade.

Palestra:Adoção da computação em nuvem pelo setor público. Como evitar o aprisionamento em provedores de serviços e plataformas de nuvem?

O interesse do setor público em utilizar serviços e plataformas de computação em nuvem tem sido cada vez maior, numa realidade de redução orçamentária, necessidade de aumento da eficência e agilidade e cobrança da sociedade por um governo mais digital. Ao mesmo tempo que oferece diversas oportunidades para o enfrentamento desta realidade a adoção da computação em nuvem também impõe um grande desafio: o aprisionamento das organizações públicas em provedores de serviços e plataformas de nuvem. Nesta palestra vou apresentar um conjunto de práticas que buscam mitigar os principais riscos de aprisionamento das organizações públicas em provedores de serviços e plataformas de nuvem.

DOWNLOAD DA APRESENTAÇÃO

Sobre o palestrante:

viniciusVinícius de Faria Silva é Analista de Planejamento e Orçamento (APO) do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG)e atualmente ocupa o cargo de Coordenador Geral de Arquitetura, Processos e Soluções de TIC da Secretaria de TIC (SETIC) do MPDG, é Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo (USP), possui 10+ anos de experiência na área privada, atuando no Brasil, Alemanha e EUA e 7+ anos de experiência atuando na Administração Pública Federal.

CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CLOUD NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS

Experts Confirmados:

  • Breno Costa - Tribunal de Contas da União (TCU)
  • Vinícius de Faria Silva - Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG)
  • Carlos Constantino M. Nassur - Câmara dos Deputados
  • Marcos José Candido Euzébio - Banco Central do Brasil

 

Breno CostaBreno Costa - Tribunal de Contas da União (TCU)
Bacharel em Ciência da Computação pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), possui 20 anos de experiência na área de TI. Atuou na iniciativa privada por 7 anos como diretor de tecnologia em empresa de desenvolvimento de aplicações para handhelds e 5 anos como gerente de projetos de desenvolvimento web na Brasil Telecom, empresa de telecomunicações adquirida pela Oi em 2009.

É servidor do Tribunal de Contas da União desde 2008 e atual Diretor de Relacionamento com Clientes. Por 5 anos, foi o chefe do Serviço de Suporte a Cliente, setor responsável pelo atendimento a usuários dos serviços de TI do órgão.


viniciusVinícius de Faria Silva é Analista de Planejamento e Orçamento (APO) do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) e atualmente ocupa o cargo de Coordenador Geral de Arquitetura, Processos e Soluções de TIC da Secretaria de TIC (SETIC) do MPDG, é Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo (USP), possui 10+ anos de experiência na área privada, atuando no Brasil, Alemanha e EUA e 7+ anos de experiência atuando na Administração Pública Federal

 


Carlos NassurCarlos Constantino M. Nassur - Câmara dos Deputados

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília e em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Especialista em Tecnologia da Informação pela Universidade Paulista e em Melhoria de Processo de Software pela Universidade Federal de Lavras, além de diplomado no Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra, no Rio de Janeiro. É servidor de carreira da Câmara dos Deputados desde 2002, já desempenhou as funções de Chefe da Seção de Suporte à Engenharia de Sistemas, Chefe do Serviço de Apoio Técnico-Administrativo, Diretor da Coordenação de Atendimento aos Usuários, além de Assessor da Diretoria do Centro de Informática. Foi membro da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), onde atuou como Coordenador da Comissão de Estudos de Gerência de Ciclo de Vida de Software e Sistema do Comitê Brasileiro de Computadores e Processamento de Dados, além de delegado do Brasil em diversas reuniões plenárias organizadas pelo JTC 1, Joint Technical Committee 1, da International Organization for Standardization (ISO) e International Electrotechnical Comission (IEC). Atualmente assessora o Departamento de Material e Patrimônio da Câmara dos Deputados.


 M Euzebio disegMarcos José Candido Euzébio - Banco Central do Brasil

Chefe da Divisão de Segurança em TI do Banco Central do Brasil, CISSP, especialista em gestão de TI pela UFPE, mestre em Ciência da Computação pela Unicamp e Engenheiro Civil pela UFV. Atua na área focada na arquitetura da segurança em TI do Bacen e ETIR.

Seja um patrocinador do evento Download do Mídia kit